slide
KELLI DE SÁ - TERAPIAS INTEGRATIVAS
PAZ E BEM EM NOSSOS CORAÇÕES
|

Vivência Germinar

A VIVÊNCIA GERMINAR é um projeto que tem como objetivo atender as demandas existentes na área da Psicologia abraçando mães e crianças durante o período da gestação até a primeira infância de seu filho. Intenciona formar grupo de mulheres que, com total sigilo e segurança, visa a oportunidade de cuidar da sua saúde física, emocional e mental.
A mulher gestante é mais vulnerável, pois fica exposta a novas exigências e vive um período de reorganização corporal, bioquímico, hormonal, familiar e social que promove muitos novos e inconstantes sentimentos. Entre eles, a ansiedade pode acompanhar a mulher durante o período gestacional, provocando estado de insatisfação, medo, insegurança e mal-estar.
A gestação é um período que envolve grandes e importantes mudanças biopsicossociais, envolvendo não apenas a mulher, mas também seu companheiro e seu meio social mais próximo. Para a mulher, em especial, pois seu corpo será a base para o desenvolvimento e nutrição de um bebê. É um processo de transição que faz parte do crescimento emocional do ser humano e engloba a reestruturação de papéis: a mulher, antes filha, passa a ser mãe.
No momento do parto, que é um processo abrupto, a mulher teme o desconhecido, o novo e também o doloroso. Está aí o momento inaugural do ser mãe! Devemos considerar também que o puerpério é um momento onde as transformações continuam implicando em alterações na rotina e nos relacionamentos familiares.
Cada vez mais torna-se necessário ter informações de qualidade e apoio emocional para criar um filho na cultura em que vivemos, em que muitas mulheres vivem num ritmo muito acelerado, com pouco tempo disponível e grande distanciamento do universo infantil.
Com tudo isso, entendemos que é relevante um acompanhamento psicológico da gestante com o intuito de possibilitar uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem durante este período. Neste sentido, a intervenção em grupo pode tornar-se um meio eficaz para este acompanhamento, pois permite entre seus membros, o compartilhar de experiências e a troca de informações. 

Trata-se de um acompanhamento  que aborda os seguintes aspectos:

  • Acompanhamento terapêutico, em grupo, oferecendo um espaço coletivo de acolhimento e escuta;
  • Criar um espaço para gestantes e mães compartilharem reflexões e informações acerca das mudanças que atravessam, pois sabemos que o compartilhar sentimentos e o apoio mútuo funcionaram como suporte social;
  • Apresentar as vias de comunicação entre mãe e filho durante e após a gravidez, fortalecendo relações;
  • Promover reflexões sobre os sentimentos contraditórios da gestação e do ser mãe, que muitas vezes divergem do imaginário social;
  • Promover reflexões e prevenir as enfermidades depressivas no período do pós-parto.

Saiba mais entrando em contato:

Solicite um atendimento!

 ()*
Tecnologia do Google TradutorTradutor