slide
KELLI DE SÁ - TERAPIAS INTEGRATIVAS
PAZ E BEM EM NOSSOS CORAÇÕES
|

Workshop das Emoções

As emoções têm uma importância fundamental no desenvolvimento das experiências humanas. Elas são nossa forma de expressão e às vezes podem ser mais importantes que as palavras. Se as palavras não forem acompanhadas por emoções adequadas, dificilmente receberão crédito.

Normalmente, quando expressamos qualquer coisa com emoção, utilizamos gestos, imagens, metáforas verbais e diferentes tons de voz para nos comunicarmos melhor com as outras pessoas. Esses elementos nos ajudam a entender e a expressar muito mais que apenas palavras, por isso, trabalhar as emoções é tão importante.

Cada um de nós vem ao mundo equipado com programas de reação automática ou com uma série de predisposições biológicas à ação. No entanto, nossas experiências vitais irão modelar nossas respostas aos estímulos emocionais. É isso que precisamos trabalhar para alcançar nosso equilíbrio emocional.

Se pensarmos cuidadosamente sobre a importância das nossas emoções, rapidamente nos daremos conta de que são muitas as situações em que elas influenciam decisivamente na nossa vida, mesmo que não nos demos conta. É importante reconhecer a maneira como nosso estado de espírito afeta o nosso comportamento, quais são as nossas capacidade e quais são os nossos pontos fracos. 

Quando somos pessoas emocionalmente inteligentes, deixamos os eventos influenciarem, mas não nos dominarem. O autocontrole emocional nos permite administrar nossos sentimentos ou nossas emoções para que estes não decidam por si mesmos. Estamos falando de gerenciamento!

Não é raro ficarmos bravos com nossa companheira ou nosso companheiro, nossos amigos, nossa família, nossos filhos e nossos colegas de trabalho. No entanto, se fôssemos escravos das emoções, estaríamos continuamente agindo de maneira irresponsável ou impulsiva e, mais tarde, poderíamos nos arrepender. Nesse sentido, se não sabemos de onde vêm essas emoções ou por que as estamos sentindo, provavelmente isso vai nos levar a um estado mental de confusão.

Pense que nada faz nos sentirmos mais humanos que as emoções. 

Controlar nossas emoções não se resume a vitórias ou imposições racionais nem a repressões ou ao controle das próprias emoções, mas no encaixe, na ligação entre as nossas emoções e o nosso raciocínio. Ou seja, em um equilíbrio de diferentes processos mentais.

Pessoas que têm muita inteligência emocional sabem que administrar e trabalhar as emoções não significa reprimi-las. No entanto, elas também sabem que, quando se está na companhia de outras pessoas, é preciso levar em consideração o modo como elas interpretam o que expressamos. O equilíbrio é a chave nas interações.

Para que as emoções não nos dominem, entre outras coisas, é preciso saber que as necessidades humanas vão muito além das necessidades fisiológicas, como fome, sede, sono e vigília. Elas envolvem outras necessidades de caráter emocional.

O Workshop da Emoções foi criado com o intuito de ajudar a você no reconhecimento de suas emoções, atuando no auxílio da compreensão das mesmas, para te ajudar a lidar melhor com as situações do dia-a-dia e o com o auxílio da identificação daquilo que você  sente, ajudando assim a solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento. É o início do processo de inteligência emocional, o que torna as pessoas mais bem-sucedidas no trabalho e na vida. Este é um dos maiores desafios da vida moderna: desempenhar muitos papéis: como ser filho, ser mãe/pai, profissional, esposa/marido, amigo, exige muito mais do que inteligência, exige controle das emoções. Nossos sentimentos podem ser nossos maiores aliados ou nossos maiores inimigos. Desenvolver a inteligência emocional é a chave para o sucesso!

SE DESEJA PARTICIPAR, ENTRE EM CONTATO!

 WORKSHOP DAS EMOÇÕES PARA INFANTIL, entre em contato e inscreva sua escola!

Tecnologia do Google TradutorTradutor